OSSEUS

Equipe de Comunicação do NAVI

Publicado em: 11/09/2023

Um dispositivo portátil de fácil operação e de baixo custo que pode ser utilizado em Unidades Básicas de Saúde de todo o país.


Estimativas do Ministério da Saúde apontam que cerca de 50% das mulheres e 20% dos homens com 50 anos ou mais sofrerão uma fratura em decorrência da osteoporose, uma doença caracterizada pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e suscetíveis a fraturas. No Brasil, aproximadamente 20 milhões de pessoas sofrem com essa enfermidade. Para prevenir esse problema de saúde, o Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI/IFRN) desenvolveu o Osseus, um dispositivo portátil de fácil operação e de baixo custo que pode ser utilizado em Unidades Básicas de Saúde de todo o país.

O exame realizado pelo Osseus não é invasivo e não tem efeitos colaterais, ao invés de emitir radiação, são usadas micro-ondas eletromagnéticas. Em parceria com pesquisadores do LAIS/UFRN, o Osseus foi validado com pesquisadores do MIT, Massachusetts Institute of Technology, na cidade de Cambridge – MA/EUA. Atualmente, a densitometria óssea, é o tipo de exame que permite o diagnóstico precoce de doenças ósseas, determinando o início do tratamento e a prevenção de fraturas. Mas esse ainda é um procedimento de alto custo, disponibilizado apenas em unidades de saúde de alta complexidade ou na rede especializada.