Crise do Coronavírus reforça a importância da ciência e inovação

O novo coronavírus está mudando completamente a maneira como as pessoas se relacionam. A pandemia global está causando modificando todas as esferas de desenvolvimento humano e escancara a necessidade de áreas […]

Equipe de Comunicação NAVI
Publicado em:  

O novo coronavírus está mudando completamente a maneira como as pessoas se relacionam. A pandemia global está causando modificando todas as esferas de desenvolvimento humano e escancara a necessidade de áreas como a ciência, pesquisa e inovação. Se normalmente as universidades e centros de pesquisa já são parte essencial da sociedade, agora, o trabalho desenvolvido nelas por pesquisadores, professores e demais torna-se vital. 

No Rio Grande do Norte, o Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica do IFRN trabalha em diversas frentes ligadas a tecnologia e inovação para auxiliar no enfrentamento da crise. “A tecnologia pode salvar vidas, estamos diante de uma pandemia global, uma situação muito delicada. Não medimos esforços para ajudar”, afirma o coordenador do NAVI, professor doutor João Paulo Queiroz.

Em seus esforços para ajudar nesta batalha, o NAVI tem desenvolvido importantes ações e, sobretudo, apresentado possibilidades do uso de tecnologias para auxiliar profissionais de saúde e a população em geral a se proteger.

São ações que vão a desde os cuidados com os idosos, população em geral, formação de profissionais de saúde, atendimento remoto de pacientes e vigilância epidemiológica.

O Núcleo colabora com o Comitê Estadual de Enfrentamento de Emergências e Eventos de Importância da Saúde Pública, programação de uma plataforma para cadastro de profissionais da saúde, plataforma para requisição de vacinação de idosos em condomínios e sistema de regulação de leitos de hospitais, dentre outros. 

É assim, com soluções tecnológicas de fácil acesso, que o NAVI procura contribuir com a sociedade para juntos vencermos a pandemia. Transformar o mundo através da tecnologia e inovação.