Iniciativa do NAVI/IFRN ajuda na promoção de cuidados com a saúde óssea

Equipe de Comunicação do NAVI

Publicado em: 11/09/2023

O mês de agosto de 2023 foi marcado pela realização de vários atendimentos externos, realizados por pesquisadores do Projeto OSSEUS, que desenvolveu uma ferramenta para a execução de um exame preventivo de doenças ósseas. Os colaboradores da Secretaria de Educação a Distância da UFRN e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) foram beneficiados com a realização de exames preventivos com o uso desse dispositivo.

O objetivo dessa ação é fazer uma avaliação, semelhante à que é feita na densitometria óssea e, dessa forma, identificar, de maneira precoce doenças e orientar tratamento, de uma forma mais eficaz, a fim de prevenir fraturas ou outros tipos de problemas ósseos.


Quem participou do teste inovador pode ser orientado a buscar avaliações complementares, caso os níveis de densidade dos ossos estivessem fora do aceitável. Além disso, todos os colaboradores puderam contribuir com pesquisas na área de saúde digital, que buscam a produção, em larga escala, de uma ferramenta acessível, intuitiva e de baixo custo, sem ser invasiva.