Laboratório parceiro do NAVI lança Observatório do Coronavírus no RN

Equipe de Comunicação NAVI

Publicado em: 31/03/2020

No site é possível encontrar os principais dados atualizados diariamente sobre o coronavírus no Rio Grande do Norte.

Plataforma desenvolvida pelo LAIS/UFRN monitora casos de Covid-19 no RN

Atentos à pandemia do coronavírus, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) desenvolveu um sistema de monitoramento contínuo dos casos da Covid-19 no Rio Grande do Norte. A ferramenta, denominada “Coronavírus RN” (disponível no site covid.lais.ufrn.br) foi desenvolvida por equipe de pesquisadores do laboratório, e apresenta gráficos com dados sobre pacientes infectados, casos suspeitos, descartados e número de mortes.

O LAIS é parceiro do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica. Juntos, já lançaram diversos projetos inovadores e uniram esforços para combater o Coronavírus no Rio Grande do Norte.

De acordo com os pesquisadores organizadores da ferramenta, o serviço reúne dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap/RN) e pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte Doutor Almino Fernandes (Lacen). O grupo montou ainda uma sala de situação localizada no laboratório, que faz a análise dos dados e alimenta a plataforma com informações.

Dentre as principais funções do dispositivo de monitoramento, chama a atenção a função “Mapas”. Nela, o usuário pode acompanhar a porcentagem do número de casos confirmados por bairro de Natal. Há ainda a opção número de casos suspeitos e casos confirmados no RN. A função apresenta aindao número atualizado de casos suspeitos, proáveis, descartados e confirmados da doença.

“O usuário pode ter acesso, por exemplo, a a dados como o crescimento percentual diário da doença no estado. Este é um serviço muito relevante, pois a informação é a maior arma que temos neste momento para superar este cenário de pandemia”, destacou o professor Ricardo Valentim, coordenador do LAIS e um dos idealizadores da plataforma “Coronavírus RN”.

Covid-19 no RN
De acordo com dados da plataforma, até às 18h52 desta segunda-feira (30), o Rio Grande do Norte tina 77 casos confirmados da doença, 1.494 casos suspeitos e uma morte em decorrência do novo coronavírus. Há ainda 626 casos descartados.

Em 88 municípios há a suspeita de casos da Covid-19. Os casos confirmados ocorrem nas cidades de Natal (37), Mossoró (16), Parnamirim (10), Assú (1), Apodi (1), Caicó (1), Carnaubais (1), Luís Gomes (1), Macaíba (1), Monte Alegre (1), Passa e Fica (1), São Gonçalo do Amarante (2), São José de Mipibu (1) e Tibau (1).

Brasil
Em todo o país, 4.579 é o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil. O número de óbitos também aumentou, agora são 159, de acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Ministério da Saúde. O estado de São Paulo concentra 113 mortes, com 1.517 casos.

No canal da SBPC no YouTube, também foi criada uma playlist com vídeos instrutivos sobre o assunto. Além disso, o boletim diário JC Noticias terá uma editoria especial dedicada ao coronavírus.

O objetivo é munir os leitores com informações de credibilidade e, por meio de canais oficiais, divulgar formas de prevenção ao novo vírus.

Para entrar no Observatório acesse aqui.

Confira também

Inovação 11/10/2021

Iniciativa do NAVI/IFRN ajuda na promoção de cuidados com a saúde óssea

O mês de agosto de 2023 foi marcado pela realização de vários atendimentos externos, realizados por pesquisadores do Projeto OSSEUS, que desenvolveu uma ferramenta para a execução de um exame […]

Inovação 11/10/2021

Pesquisadores do NAVI/IFRN e do LAIS/UFRN discutem parcerias com o Ministério da Saúde

Ciência de Dados, Mineração de Dados e Análise de grandes bases de dados usadas no setor de saúde pública do Brasil foram assuntos abordados durante uma reunião realizada com uma […]