“O NAVI cumpre sua missão com excelência”, diz Renato Sabbatini após palestra no IFRN

Equipe de Comunicação NAVI

Publicado em: 15/08/2019

Descrição da imagem: foto mostra Renato Sabbatini de costas, no canto esquerdo da tela, durante sua palestra. Um auditório lotado está na frente dele, as pessoas prestam atenção.
Auditório lotado para a palestra sobre Prontuários Eletrônicos e Certificação Digital

“O NAVI tem muitas patentes, vários softwares registrados, muitos alunos envolvidos, está se desenvolvendo muito bem e cumpre sua missão com excelência”. Essas foram as palavras do professor doutor Renato Sabbatini após conhecer o Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI) durante sua estadia em Natal, no último dia 13. O professor estava na cidade a convite do NAVI para proferir uma palestra sobre Prontuários Eletrônicos e Certificação Digital, no IFRN.

“Quem participou da palestra terá acesso a informações referentes a tecnologias que são o futuro da saúde no Brasil, que inclusive já são um padrão em vigor no mundo e caminha para ser adotado no Brasil. Renato é um dos poucos que pode dizer que esta completamente inserido nos processos iniciais dos prontuários eletrônicos e certificações digitais. Um grande detentor do saber, disse o coordenador do NAVI, João Paulo Queiroz.

O auditório estava lotado de alunos, bolsistas, pesquisadores, professores e interessados no assunto. A palestra teve como objetivo abordar a temática do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), tecnologia utilizada em instituições de saúde no registro, armazenamento e controle digital das informações dos pacientes. A partir dele é possível reduzir erros, otimizar recursos, ampliar a segurança e aperfeiçoar o atendimento do paciente. Já a Certificação Digital é uma tecnologia que possibilita a troca segura de informações entre duas partes, com a garantia da identidade do emissor, da integridade da mensagem e, opcionalmente, de sua confidencialidade.

“O NAVI é um núcleo de pesquisadores de ponta que desenvolve pesquisas e inovação que estão na vanguarda, então trazer um pesquisador do gabarito de Sabbatini para cá é muito importante e só demonstra que tudo aquilo que nós estamos fazendo aqui está no caminho certo. Nós estamos trabalhando envolvendo alunos de cursos técnicos e superiores e ele ficou realmente impressionado. Para nós é uma verdadeira honra tê-lo aqui afirmando que nós estamos no caminho certo”, disse o professor Higor Morais, pesquisador do NAVI.

Sobre o palestrante

Renato Marcos Endrizzi Sabbatini é um cientista biomédico e de computação, educador, editor, divulgador científico, escritor, empresário e administrador brasileiro. Todos os aspectos mais modernos da tecnologia e como ela está impactando na atenção domiciliar serão debatidos durante a palestra. Sabbatini é um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, membro da Associação Americana de Telemedicina e preside o EDUMED – Instituto para Educação em Medicina e Saúde. Em seus 50 anos de carreira, na maior parte deles tem liderado grupos de inovação dentro e fora das universidades.

Confira também

Inovação 11/10/2021

Iniciativa do NAVI/IFRN ajuda na promoção de cuidados com a saúde óssea

O mês de agosto de 2023 foi marcado pela realização de vários atendimentos externos, realizados por pesquisadores do Projeto OSSEUS, que desenvolveu uma ferramenta para a execução de um exame […]

Inovação 11/10/2021

Pesquisadores do NAVI/IFRN e do LAIS/UFRN discutem parcerias com o Ministério da Saúde

Ciência de Dados, Mineração de Dados e Análise de grandes bases de dados usadas no setor de saúde pública do Brasil foram assuntos abordados durante uma reunião realizada com uma […]