Pesquisadores do NAVI publicam artigo sobre miRNA em revista internacional

Equipe de Comunicação NAVI

Publicado em: 03/03/2021

Pesquisadores do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI) do IFRN tiveram um artigo publicado pela revista internacional BioMedical Engineering OnLine em fevereiro de 2021. O nome do artigo é “miRNAs como biomarcadores para a detecção precoce do câncer e sua aplicação no desenvolvimento de novas ferramentas de diagnóstico” e foi escrito por Leonardo Galvão, Higor Morais, Ricardo Valentim e Elio Barreto. 

Para os pesquisadores do NAVI, Higor e Leonardo, este momento foi de muita dedicação e comprometimento. O núcleo mantém um projeto de pesquisa que utiliza micro RNA, chamado miRNA. Este pesquisa a cura precoce do câncer e é de extrema importância. 

Sobre o Navi

O Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica é um laboratório voltado para o desenvolvimento de sistemas e tecnologias ligadas à inovação, que tem como objetivo colaborar com o Ensino, Pesquisa e Extensão. Criado no ano de 2014, está localizado no Campus Natal-Central do IFRN. Durante seus anos de atuação, o Navi já teve destaque nacional e internacional, como é o caso do projeto da Plataforma de Livre-Trânsito de Profissionais no Mercosul, responsável pelo desenvolvimento de um sistema de informação que fará a gestão do livre trânsito dos profissionais de saúde dos cinco países participantes. O projeto é realizado em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde. A atuação do núcleo também englobou o desenvolvimento de importantes produtos e parcerias, como a Mesa de Negociadores e Rede Observa. Os sistemas web foram desenvolvidos em parceria com o Ministério da Saúde.