Projeto do NAVI ganha edição especial da Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde

Equipe de Comunicação NAVI

Publicado em: 10/03/2021

O desenvolvimento de tecnologias para Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) faz parte do corpo de projetos do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI) do IFRN. Foi lançada uma edição especial da Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde sobre a tecnologia desenvolvida em torno do projeto. A revista traz artigos técnico-científicos sobre os sistemas e análise de dados coletados a partir da plataforma.

“O nosso objetivo é elevar a qualidade da atenção primária em saúde para todo o país e esta publicação é de muita importância para o nosso trabalho”, afirmou o coordenador do NAVI, professor doutor João Paulo Queiroz. Devido ao foco do NAVI de sempre promover a inovação, neste caso particular em saúde, para que a sociedade possa ter uma melhor qualidade de vida, o Conselho Editorial da RBITS decidiu publicar um número especial para que pesquisadores do NAVI submetessem manuscritos apresentando o Projeto de uma Plataforma para o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ.

“Buscamos trabalhar com a necessidade de uma plataforma que utilize os dados coletados no PMAQ para transformação-los em informações úteis, munindo o gestor em saúde com um ambiente amigável e poderoso que possa gerar conhecimento, viabilizando tomadas de decisão de forma mais consciente”, explicou João Paulo.

O PMAQ

O PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento as usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).