Caneta à Plasma

Equipe de Comunicação do NAVI

Publicado em: 11/09/2023

Tecnologia versátil e inovadora para o uso da aplicação de plasma na área de saúde bucal, focado na odontologia, sendo capaz de esterilizar cavidades e remover, sem causar dor.

Entre os principais desconfortos dos pacientes que buscam atendimento odontológico, estão o barulho e o incômodo provocados pela caneta odontológica ou caneta de baixa e alta rotação. Pensando em uma solução definitiva para essa situação, uma parceria entre o Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI/IFRN) e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) desenvolveu o Projeto Caneta à Plasma.

A iniciativa trata-se de uma tecnologia versátil e inovadora para o uso da aplicação de plasma na área de saúde bucal. Com enfoque na odontologia, ela tem a finalidade de desenvolver um instrumento capaz de esterilizar cavidades e remover, sem causar dor ao paciente e de maneira silenciosa, cáries dentárias, preservando o tecido saudável. O plasma é usado, com parâmetros específicos, na remoção das cáries, sem ruído, pressão ou dor.