Pesquisador do NAVI vai a Coimbra prospectar parceria

Equipe de Comunicação NAVI

Publicado em: 26/09/2019

Descrição da imagem: Foto mostra em primeiro plano o professor Joel Arrais ao lado do professor Fabiano Papaiz, os dois estão em pé posando para a foto. Ao fundo vemos um prédio da Universidade de Coimbra, ele é branco e apresenta características antigas.

Os conhecimentos do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI) mais uma vez ultrapassaram as barreiras continentais. O professor-mestre Fabiano Papaiz aterrissou em Portugal, a convite do professor Joel Arrais, do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Universidade de Coimbra, para representar o núcleo em solo lusitano. “Foi com grande prazer que recebemos este convite, visto que o CISUC é considerado um centro de excelência na Europa, tendo realizado diversas pesquisas e projetos em áreas que atualmente são de interesse do NAVI”.

Descrição da imagem: ao fundo da imagem o professor Fabiano Papaiz apresenta slides em uma tela de projeção grande. Cinco homens estão sentados à sua frente assistindo a apresentação, dois deles estão com notebooks no colo.

Saiba mais – Capacitação de pesquisadores

Durante a missão, foram realizadas reuniões com os diretores do DEI e com integrantes do LARN (Artificial Neural Networks Laboratory) e do LInC (Laboratório de Informática Clínica), em especial com pesquisadores interessados na aplicação de Inteligência Artificial na área da saúde. Para o professor Papaiz, “Essa missão foi muito importante pois pudemos apresentar os projetos atualmente em desenvolvimento no NAVI, assim como conhecer os projetos atuais do CISUC. Identificamos vários temas com interesse em comum, principalmente na área de Machine Learning. E agora como próximo passo, desejamos formalizar um Plano de Trabalho para o desenvolvimento de estudos, pesquisas e inovações científicas em parceria”, explica.

A troca de saberes e expertises sobre as bases de pesquisa visa estabelecer um termo de cooperação internacional com IFRN através do NAVI, para promover a produção e a disseminação de novos conhecimentos entre os grupos de pesquisadores por meio de intercâmbios de docentes, discentes e servidores.

Descrição da imagem: Professor Fabiano Papaiz em primeiro plano apresentando slides em uma tela de projeção.

Para o coordenador do NAVI, professor doutor João Paulo Queiroz, essa parceria é um marco importante. “Fala de JP explicando pq é um marco importante”, destacou.

COIMBRA

A Universidade de Coimbra é a universidade mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo, tendo sido fundada no ano de 1290.

Organizada em oito faculdades diferentes, de acordo com uma variedade de campos de conhecimento, a universidade oferece cursos Arquitetura, Educação, Engenharia, Humanas, Direito, Matemática, Medicina, Ciências Naturais, Psicologia, Ciências Sociais e Esportes.

A Universidade de Coimbra possui aproximadamente 20 mil estudantes, abrangendo uma das maiores comunidades de estudantes internacionais em Portugal. Em 22 de junho de 2013 foi declarada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O CISUC, Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra, foi fundado em 1991 e atualmente conta com mais de 200 pessoas no seu quadro de pesquisadores, incluindo docentes e alunos de graduação e pós-graduação. Neste ano, o CISUC recebeu a nota máxima na avaliação realizada pela FCT (Fundação para Ciência e Tecnologia), entidade portuguesa que avalia os centros de pesquisa daquele país. Com isso, o CISUC assegura pelos próximos 4 anos o valor máximo de financiamento repassado pelo governo português.

Confira também

Inovação 11/10/2021

Iniciativa do NAVI/IFRN ajuda na promoção de cuidados com a saúde óssea

O mês de agosto de 2023 foi marcado pela realização de vários atendimentos externos, realizados por pesquisadores do Projeto OSSEUS, que desenvolveu uma ferramenta para a execução de um exame […]

Inovação 11/10/2021

Pesquisadores do NAVI/IFRN e do LAIS/UFRN discutem parcerias com o Ministério da Saúde

Ciência de Dados, Mineração de Dados e Análise de grandes bases de dados usadas no setor de saúde pública do Brasil foram assuntos abordados durante uma reunião realizada com uma […]