Pesquisadores do NAVI participam de capacitação sobre Gestão de Projetos

Equipe de Comunicação NAVI

Publicado em: 16/09/2019

Descrição da imagem: Oito participantes da oficina posam para foto ao final da atividade. Em primeiro plano, uma mesa redonda marrom com materiais em cima. O fundo da foto é uma parede onde estão escritas as palavras Resiliente, Incrível e Atitude. Também existe um coração pintado na mesma parede.

Os bolsistas pesquisadores do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI) participaram, nesta sexta-feira (13) de uma capacitação sobre “Gestão de Projetos com Foco em Metodologia Life Cycle Canvas (LCC). Esse método permite a gestão de projetos ao longo do ciclo de vida, um instrumento natural para gerenciar os projetos estratégicos.

O encontro foi ministrado pela especialista em gestão de projetos Milena Duarte. Na ocasião, foram apresentadas as etapas de um gerenciamento de projeto, boas práticas em LCC e contextualizações sobre essa atividade. Depois da parte teórica, os alunos puderam realizar o planejamento prático de um projeto, onde, inclusive, botaram a mão na massa para construir um protótipo com lego. 

Descrição da imagem: Dois bolsistas trabalhando no projeto da oficina. Eles estão sentados, um deles está escrevendo em um papel. Sobre a mesa, material para a construção do projeto: peças de lego coloridas, cartolina e papel.

“Espera-se que com a Oficina de Gestão de Projetos, os pesquisadores possam aplicar a metodologia e as ferramentas propostas a fim de otimizar cada vez mais o processo de trabalho e a qualidade do produto final relativo aos Projetos do NAVI”, explicou Milena. 

Aplicável a qualquer projeto, a LCC é uma metodologia que determina a opção mais econômica entre diversas alternativas para elaboração de projetos. “A oficina consistiu, basicamente, em fazer um projeto com LCC, de modo que o planejamento fosse posto em prática e apresentado no segundo dia”, conta Lucas Amaro, bolsista do NAVI. 

Descrição da imagem: A ministrante da oficina, Milena Duarte dá explicações para uma dupla de participantes.

LCC

O Life Cycle Canvas (LCC) , um canvas que permite a gestão de projetos ao longo do ciclo de vida é o instrumento natural para gerenciar os projetos estratégicos. Sua estrutura baseada em uma tela, canvas, e pelo fato de permitir o gerenciamento ao longo de todo o ciclo de vida, incorporando a mudança, como uma situação normal, torna a tarefa de gerenciar as ações oriundas do planejamento estratégico uma realidade. O LCC permite gerenciar projetos do portfólio estratégico de uma mesma forma. 

O curso de capacitação estimula os participantes a desenvolver um projeto como uma arte, de forma artesanal, como base para a criatividade, resultando em intuições e visão. Os participantes aprendem a gerenciar o projeto durante todo o seu ciclo de vida. 

Confira também

Inovação 11/10/2021

Iniciativa do NAVI/IFRN ajuda na promoção de cuidados com a saúde óssea

O mês de agosto de 2023 foi marcado pela realização de vários atendimentos externos, realizados por pesquisadores do Projeto OSSEUS, que desenvolveu uma ferramenta para a execução de um exame […]

Inovação 11/10/2021

Pesquisadores do NAVI/IFRN e do LAIS/UFRN discutem parcerias com o Ministério da Saúde

Ciência de Dados, Mineração de Dados e Análise de grandes bases de dados usadas no setor de saúde pública do Brasil foram assuntos abordados durante uma reunião realizada com uma […]