IFRN e UFRN projetam plataforma para ajudar na vacinação de idosos durante pandemia

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) firmaram uma parceria para […]

Equipe de Comunicação NAVI
Publicado em:  

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) firmaram uma parceria para que idosos possam ser vacinados dentro dos condomínios em que moram, durante a campanha de imunização contra a gripe.

O projeto consistem em uma plataforma onde o síndico de cada condomínio interessado poderá acessar o sistema e preencher um formulário com nome completo e data de nascimento do público alvo que ainda não recebeu a imunização. As informações serão comprovadas no ato da vacina e somente o síndico deverá fazer esse cadastro.

O IFRN participa do projeto através do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI) e o coordenador destaca a relevância da ação. “É um projeto importante tendo em vista a necessidade de evitarmos aglomerações. O NAVI e o LAIS estão usando a tecnologia para salvar vidas”, ressalta.

A partir da solicitação, a Vigilância Epidemiológica de Natal vai agendar data e horário da imunização. “Essa intervenção da SMS é visando não expor os idosos, a partir de 60 anos, a aglomerações”, explica Vaneska Gadelha, da SMS.

O objetivo é reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus e por outras doenças respiratórias entre a população com idade acima dos 60 anos.