NAVI no Dia Internacional da Mulher

Equipe de Comunicação NAVI
9 de março de 2021 - Atualizado em 14 de outubro de 2021

Muitas são as comemorações relacionadas ao Dia Internacional da Mulher. No Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica do IFRN as mulheres realizam papéis essenciais para o desenvolvimento das pesquisas e transformação da sociedade. Datas como essa são importantes, como forma de indicar a necessidade de um olhar mais equânimes sobre aspectos da sociedade mundial, ainda longe de ser equacionados ou mesmo percebidos.

A diretora geral da UNESCO, Audrey Azoulay, divulgou a seguinte mensagem: “A Unesco está comprometida em dar uma contribuição positiva e duradoura para a afirmação das mulheres e à igualdade de oportunidades para todos. Cada um de nós pode fazer a diferença, combatendo o preconceito e a discriminação, garantindo que os espaços digitais sejam seguros para todos, celebrando os sucessos das mulheres e incentivando a contribuição das mulheres na esfera digital, e em todas as esferas da vida”.

Procurou-se, em toda a existência do NAVI vivenciar as idéias básicas contidas na mensagem de Azoulay. Todas as mulheres cientistas que passaram pelo núcleo, deram contribuições notáveis para a consolidação do prestígio de que hoje desfruta o NAVI. Torcemos para que os vários programas, discussões, iniciativas e políticas públicas afeitos à temática geral da mulher e das mulheres cientistas, continuem a tomar conta da sociedade brasileira.

Saúde da mulher

Outro aspecto destacado pelo Dia da Mulher é a conscientização sobre prevenção de doenças que acometem as mulheres. Tendo em vista este assunto, cabe destacar que as pesquisas relacionadas ao projeto miRNA, do NAVI, também são voltadas para a detecção do câncer de mama. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma). Para 2020, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.


Tópicos

Notícias relacionadas